A importância da marca para o crescimento da sua empresa

Hoje iremos falar neste artigo a importância da marca para o crescimento de uma empresa e quais os benefícios que vão sendo agregados com a divulgação desta marca.

 

Qual é a importância da marca?

Uma boa marca bem estabelecida, bem elaborada pode fazer um negócio crescer de forma fantástica. Podemos comparar a marca de uma empresa com o nosso DNA, pois assim como o nosso DNA, a marca da sua empresa existem todos os fundamentos que vão fazer com que sua empresa cresça e seja bem estabelecida.

 

Mantendo a consistência de elementos tangíveis como logotipo, cores e também os intangíveis como a personalidade dessa marca, imagem dessa marca como os seus cliente enxergam.

 

Seu DNA ao logo do tempo, assim também é a sua marca, ela não deve mudar, mas sim evoluir.

 

Elementos principais de uma marca forte

Uma boa marca traz uma diferenciação para o seu produto ou serviço, essa diferenciação vai ser única se você construir e conseguir manter consistência nela ao logo do tempo.

 

Uma marca bem construída e com a cultura em todos os elementos da empresa vai dar consistência para que o consumidor enxergue essa sua marca e se identifiquem prontamente com a sua proposta do seu negócio.

 

Um bom gestor deve cuidar para que a marca não seja corrompida ou distorcida, para que o consumidor na outra ponta não enxergue de outra forma e não se desvirtue do seu propósito de negócio.

 

Uma marca bem sucedida cria diferenciais e faz com que sua empresa não entre na guerra de preços, pois uma marca reconhecida e bem sedimentada com credibilidade não precisa entrar na guerra de preço do dia a dia.

 

Também uma marca evita que concorrentes entre no seu mercado, pois você já tá lá forte e estabelecido.

 

Uma boa marca pode trazer para você uma boa marca também ajuda na cooperação com todos os seus fornecedores com todo mundo que vai trabalhar para você: parceiros fornecedores, prestadores de serviços e a seus próprios colaboradores vão trabalhar, de forma única para fazer com que essa marca crença.

 

Uma marca forte esclarecida em todos os níveis da sua cadeira colaborativa vai fazer com que sua empresa se fortaleça cada vez mais.

 

O último importante elemento de uma marca forte é que ela permite o licenciamento ou até o franqueamento da marca para outras categorias de produto ou para outras regiões, pois ela pode ganhar um espaço territorial ou também uma ampla gama de produtos que condizem com o posicionamento desta marca e faz com que você consiga aumentar o seu faturamento exponencialmente.

Mas tudo depende da boa construção inicial da marca do seu DNA, pois todo esse cuidado com a construção da marca vai fazer com que você aumente muito o valor do seu negócio, da sua empresa.

 

Mas porque todo esse cuidado na construção da marca?

A marca é um dos ativos mais importantes de uma empresa e seu valor pode ser calculado através do conceito de equity de marca (Brand Equity).

 

Mas o que é Brand Equity?

O equity de marca é o valor patrimonial da marca, ou seja, o seu valor de mercado. Ele é calculado a partir da soma do valor intangível (valor de marca) e do valor tangível (ativos relacionados à marca).

 

São os valores todos os valores agregados a sua marca, tudo que representa a marca e de todos os meios que ela atinge.

 

A gestão do Brand Equity é fundamental para um empresário, pois tem valor de venda, caso futuramente você pretenda vender a sua marca ou buscar investidores para sua marca.

 

Você tem um negócio, você elaborou um produto ou algum serviço para atingir o mercado. Então você tem que transformar sua visão nesta marca neste elemento que vai ser a comunicação para o seu Brand Equity. Se você conseguir fazer com que o seu cliente enxergue sua marca da mesma forma que vocês, então você conseguirá fazer um negócio de sucesso.

 

Porém se você tiver disruptura na forma como o cliente enxerga o negócio ou da forma como você entrega o negócio, então você vai estar perdendo o valor. Dessa forma, você estará perdendo oportunidades de negócio.

 

É muito importante que o seu cliente enxergue sua marca como você enxerga, desse modo cria-se um negócio de sucesso. Podemos dizer então, que isso é um resumo do que significa gerenciar marca ou criar um brand equity da sua marca.

 

Brand Map

Para você criar ou gerenciar o seu Brand Equity é necessário ter o mapa da sua marca, o Brand Map. Consiste em quatro etapas:

 

Primeira Etapa: estratégia de marca

Na estratégia de marca os elementos competitivos do seu negócio, ou seja, a visão que você tem de um negócio, a análise do mercado, a análise do concorrente, a sua estrutura para você gerenciar toda a sua entrega de produtos e serviços. Enfim tudo aquilo que significa estratégia do seu negócio, a análise do mercado, quanto que ele tá crescendo, onde tem nicho, onde é que tem oportunidade.

 

Você tem que definir muito bem aonde você quer competir, com quem você quer competir e quando você quer competir. Isso são os elementos da estratégia de marketing que você tem que monitorar, desenhar e acompanhar todo dia.

 

Segunda etapa: identidade da marca

É tudo aquilo que compõem a apresentação da marca: a logotipia, as cores, apresentação na forma de sinalização, sua página na internet. Enfim, tudo aquilo que o cliente enxerga que permite ele ver e que tem que combinar.

 

Se você estiver na internet, se você estiver em uma revista ou na televisão, não importa a mídia, tudo tem que falar a mesma linguagem e a mesma identidade da marca. Isso é fundamental para criar consistência de imagem perante ao seu consumidor

 

Terceira Etapa: gestão da marca

Essa etapa depende de uma boa curadoria, ou seja, de um grupo de pessoas dentro do seu negócio que defendem e conhecem profundamente a identidade da sua marca e que consiga transmitir isso para todos os seus colaboradores, fornecedores e todo mundo que participa da cadeia produtiva.

 

Isso se traduzem em treinamentos e apresentações, enfim. tudo aquilo que se traduz e que ensina as pessoas a como usar a sua marca no dia a dia das suas atividades.

 

Quarta etapa: é a experiência da marca

É a experiência do seu cliente nop dia a dia do uso dessa marca, da leitura da marca em mídias eletrônicas, impressas, fachadas de lojas ou eventos, ou seja, em tudo aquilo que envolve a apresentação da sua venda no dia a dia do Consumidor. É exatamente aquilo que você planejou no DNA da marca.

 

Para ressaltar ainda mais a importância da marca na construção da identidade do seu negócio temos o seguinte questionamento: o que é mais importante na sua empresa? a sua marca ou produto ou serviço?

 

A resposta que damos é: produtos e serviços são temporários, eles têm uma vida, têm um ciclo de vida. Já a marca, se for bem construída, permanece por anos com vários produtos e serviços que nascem, crescem e morrem.

 

Conclusão
Construir uma marca requer muito trabalho porque se você também começar a colocar o agregado produtos e serviços que não tem nada haver com o DNA da marca, você vai estar prejudicando a sua marca. Resumindo: uma marca dura muito mais que os próprios produtos ou serviços que você vende hoje, mas amanhã em função de tecnologia, mudanças de ambiente ou mudança de legislação pode deixar de existir.

 

Exemplo: você deve conhecer empresas centenárias que existem desde 1920 e que estão até hoje competindo e crescendo. Pois conseguiram construir suas marcas que duraram independente do produto que faziam há décadas atrás. Empresas como IBM, Ford e Johnson e Johnson.

Compartilhe:

Jonatas Sales

Empresário formado em Direito. Pai de três meninos, Cristão de direita. MBA em Gestão Tributária e Negócios Internacionais. Guitarrista. Black Belt Jiu Jitsu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *